E-mail contato@todasolucao.com.br Atendimento! +55 51 3627-5132 | Whats +55 51 99187-9457
E-mail contato@todasolucao.com.br Atendimento! +55 51 3627-5132 | Whats +55 51 99187-9457

CBF estuda usar inteligência artificial e realidade virtual para treinar juiz

Método alternativo poderia facilitar especialização de árbitros; hoje, treinamentos envolvem deslocamentos de seis times inteiros para jogar pelo aprendizado dos novatos

A inteligência artificial (IA) pode nunca chegar a apitar uma final de Copa do Mundo, mas pode ajudar juízes brasileiros a chegar lá novamente, o que não acontece desde 1986. Embora rejeite o futuro no qual a autoridade máxima em campo seja um algoritmo, Leonardo Gaciba, ex-árbitro e atual chefe de arbitragem na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), diz que a entidade planeja usar IA no treinamento de árbitros humanos.

Segundo ele, a CBF estuda adotar óculos de realidade virtual turbinados com inteligência artificial para simular partidas. É como se o aspirante a Arnaldo Cezar Coelho treinasse dentro de um jogo de videogame – aposta do mundo tecnológico, a realidade virtual já ganha espaço, principalmente entre os fãs de games.

Entre os benefícios, aponta Gaciba, estão na redução de custos e na melhora logística dos treinamentos. “Hoje, quando vamos fazer um treinamento de juízes em Águas de Lindóia (SP), é preciso levar até seis times para os jogos”, diz Gaciba. “Quando a IA for adotada, os jogadores convocados para os treinamentos da arbitragem serão desnecessários”, diz Gaciba. Além disso, aspirantes a árbitros poderiam treinar em qualquer campo do País, incluindo os de suas próprias cidades.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/cbf-estuda-usar-inteligencia-artificial-e-realidade-virtual-para-treinar-juiz,f5873a29526f9288e6cefff6207a35ceirulzc8j.html

Leave a Reply

1
Olá, estamos disponíveis para tirar suas dúvidas!
Powered by